PROCEDIMENTOS PARA DETERMINAR O VENCEDOR DE UMA PARTIDA OU DE UM JOGO ELIMINATÓRIO



PROCEDIMENTOS PARA DETERMINAR O VENCEDOR DE UMA PARTIDA OU DE UM JOGO ELIMINATÓRIO

  Os gols marcados fora de casa, a prorrogação e os tiros do ponto penal são os três métodos aprovados para determinar a equipe vencedora, no final de um jogo, ou de um jogo eliminatório, em caso de empate, sempre que o regulamento da competição assim o exigir.


Gols marcados fora de casa
     O regulamento da competição pode estipular que, se as equipes jogam partidas de ida-e-volta e o resultado está empatado depois da segunda partida, será contado em dobro qualquer gol marcado no campo da equipe adversária.

Prorrogação
O regulamento da competição pode estipular que sejam jogados mais dois tempos iguais de não mais de quinze minutos cada um.
Serão aplicadas as condições da Regra 8.

Tiros do ponto penal

Procedimento

·         o árbitro escolherá a meta em que serão executados os tiros desde o  ponto penal;
·         o árbitro lançará uma moeda e a equipe cujo capitão ganhar o sorteio decidirá se executará o primeiro ou o segundo tiro;
·         o árbitro anotará todos os tiros executados;
·         sujeito às condições estipuladas abaixo, cada equipe executará cinco tiros;
·         os tiros deverão ser executados alternadamente pelas equipes;
·         se antes de as equipes terem executado seus cinco tiros, uma equipe marcou mais gols do que a outra poderia marcar, mesmo que complete seus cinco tiros, a execução dos tiros do ponto penal será encerrada;
·          se ambas as equipes executaram seus cinco tiros, marcando a mesma quantidade de gols ou não marcando nenhum, a execução dos tiros deverá continuar na mesma ordem até que uma equipe marque um gol a mais do que a outra, após ambas terem executado o mesmo número de tiros;
·         um goleiro que sofrer uma lesão durante a execução dos tiros e não puder continuar jogando, poderá ser substituído por um substituto relacionado, desde que sua equipe não tenha utilizado o número máximo de substitutos permitido pelo regulamento da competição;
·         com exceção do caso mencionado acima, somente os jogadores que se encontrarem no campo de jogo ao final da partida, incluindo a prorrogação quando for o caso, estarão autorizados a executar os tiros do ponto penal;
·         cada tiro deverá ser executado por um jogador diferente e todos os jogadores autorizados deverão executar um tiro antes que um jogador possa executar seu segundo tiro;
·         qualquer jogador habilitado poderá trocar de posição com o goleiro a qualquer momento durante a execução dos tiros;
·         somente os jogadores habilitados e os árbitros poderão permanecer no campo de jogo quando se executar os tiros do ponto penal;
·         todos os jogadores, exceto o executor do tiro e os dois goleiros, deverão permanecer no interior do círculo central;
·         o goleiro que é companheiro do executor do tiro deverá permanecer no campo de jogo, fora da área penal onde os tiros estiverem sendo executados, na interseção da linha de meta com a linha da área penal;
·         a menos que se estipule outro procedimento, serão aplicadas as Regras do Jogo e as Decisões do International F.A. Board quando se executarem tiros do ponto penal;
®  se, ao terminar a partida e antes de iniciar a execução dos tiros do ponto penal, uma equipe tiver mais jogadores do que a outra, ela deverá reduzir seu número de jogadores para se equiparar ao de sua adversária, e o capitão da equipe deverá informar ao árbitro o nome e número de cada jogador excluído.
®   antes de iniciar os tiros do ponto penal, o árbitro deverá assegurar a permanência, no interior do círculo central, do mesmo número de jogadores por equipe na execução dos tiros penais.




INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

®  Tiros do ponto penal

    Procedimento
·         Os tiros do ponto penal não fazem parte da partida.
·         Poderá ser trocada a área penal onde são executados os tiros do ponto penal, somente se a meta ou a superfície de jogo se tornar inutilizável.
·         Depois que todos os jogadores autorizados tiverem executado um tiro do ponto penal, não será necessário seguir a mesma ordem da primeira série de tiros.                                                   
·         Cada equipe será responsável por escolher os jogadores que executarão os tiros do ponto penal, dentre aqueles que estavam no campo de jogo ao final da partida, bem como por definir a ordem em que esses jogadores executarão os tiros.
·         Com exceção do goleiro, um jogador lesionado não poderá ser substituído durante a execução dos tiros do ponto penal.
·         Se o goleiro for expulso durante a execução dos tiros do ponto penal, ele poderá ser substituído na sua função por um jogador que tiver terminado a partida.
·         Durante a execução dos tiros do ponto penal, poderá ser advertido ou expulso os jogadores, substitutos ou jogadores substituídos.
·         O árbitro não deverá encerrar a partida se uma equipe permanecer com menos de sete jogadores durante a execução de tiros do ponto penal.
·         Se um jogador se lesionar ou for expulso durante a execução dos tiros do ponto penal e sua equipe permanecer com um jogador a menos, o árbitro não deverá reduzir o número de jogadores da outra equipe, encarregados de executar os tiros. Deverá existir um número igual de jogadores por equipe somente no início da execução dos tiros do ponto penal.


A ÁREA  TÉCNICA


   A área técnica se refere particularmente às partidas disputadas em estádios que contam com uma área especial para o pessoal técnico e substitutos, tal como se pode ver na ilustração acima.
  Ainda que o tamanho e a localização das áreas técnicas possam variar de um estádio para outro, as seguintes observações servem de diretriz:

·         a área técnica se estende 1m de cada lado da área dos bancos e para frente até a distância de 1m da linha lateral;
·         recomenda-se utilizar marcações para delimitar tal área
·         o número de pessoas autorizadas a permanecer na área técnica será determinado pelo regulamento da competição;
·         em conformidade com o regulamento da competição, deverão ser identificados os ocupantes da área técnica antes do início da partida;
·         somente uma pessoa de cada vez estará autorizada a dar instruções táticas e, depois de fazê-lo, deve retornar ao seu lugar no banco de reservas;
·         o treinador e demais funcionários oficiais deverão permanecer dentro dos limites da área técnica, salvo em circunstâncias especiais, por exemplo, se um fisioterapeuta ou um médico deve entrar no campo de jogo, com a permissão do árbitro, para atender um jogador lesionado;
·         o treinador e demais ocupantes da área técnica deverão comportar-se de maneira responsável.



O QUARTO ÁRBITRO E O ÁRBITRO ASSISTENTE RESERVA

·          O quarto árbitro será designado conforme o regulamento da competição e substituirá qualquer um dos três árbitros da partida no caso de um deles não ter condições de continuar atuando, a menos que um árbitro assistente reserva tenha sido designado. O quarto árbitro assistirá o árbitro em todo o momento.
·         Antes do início da competição, o organizador deverá estipular claramente se o quarto árbitro assumirá as funções do árbitro principal, no caso de esse último não poder continuar dirigindo a partida, ou se o primeiro árbitro assistente assumirá essa função e o quarto árbitro passará, então, a ser árbitro assistente.
·         O quarto árbitro ajudará em todos os deveres administrativos antes, durante e depois da partida, segundo lhe solicite o árbitro.
·         Será responsável por ajudar nos procedimentos de substituição durante a partida.
·         Terá autoridade para controlar o equipamento dos substitutos, antes que esses entrem no campo de jogo. No caso do equipamento não corresponder ao estabelecido nas Regras do Jogo, informará ao árbitro.
·         Quando necessário, controlará a substituição de bolas. Se, durante uma partida, a bola tem que ser substituída por instrução do árbitro, o quarto árbitro providenciará uma nova bola, limitando ao mínimo a perda de tempo.
·         Indicará ao árbitro se esse adverte o jogador errado por uma confusão de identidade, se não expulsa o jogador que tenha recebido o segundo cartão amarelo, ou se ocorre uma conduta violenta fora do campo visual do árbitro e dos árbitros assistentes. Entretanto, o árbitro mantém sua autoridade para decidir sobre qualquer fato relacionado ao jogo.
·         Depois da partida, o quarto árbitro deverá apresentar um relatório às autoridades competentes sobre qualquer falta ou outro incidente que tenha ocorrido fora do campo visual do árbitro e dos árbitros assistentes.
·         O quarto árbitro informará ao árbitro e a seus assistentes sobre a elaboração de qualquer relatório.
·         Terá autoridade para informar ao árbitro se qualquer ocupante da área técnica se comportar de maneira irresponsável.
·         Um árbitro assistente reserva será designado conforme o regulamento da competição. Seu único dever será substituir um árbitro assistente que não tenha condições de continuar no jogo ou substituir o quarto árbitro, se for o caso.