REGRAS 01, 02, 03 e 04.


REGRA 1 O CAMPO DE JOGO

Superfície de jogo
  As partidas serão jogadas em superfícies naturais ou artificiais, de acordo com o regulamento da competição.
  A cor das superfícies artificiais será verde.
  Quando são utilizadas superfícies artificiais em partidas de competição entre equipes representativas de associações membros afiliadas à FIFA ou em partidas internacionais de competição de clubes, a superfície cumprirá os requisitos do conceito de qualidade da FIFA para grama artificial ou do International Artificial Turf Standard, exceto se a FIFA conceder uma autorização especial.

Marcação do campo
  O campo de jogo será retangular e estará marcado com linhas. Elas pertencerão às áreas que demarcam.
  As duas linhas de marcação mais compridas serão chamadas de linhas laterais. As duas mais curtas serão chamadas de linhas de meta.
  O campo de jogo será dividido em duas metades por uma linha de meio-campo, que unirá os pontos médios das duas linhas laterais.
  O centro do campo será marcado com um ponto na metade da linha de meio-campo, ao redor do qual será traçado um círculo com um raio de 9,15m.
  Poderá ser feita uma marcação fora do campo de jogo, a 9,15m do quarto de círculo e perpendicular à linha de meta, para indicar a  distância que deverá ser observada na execução de um tiro de canto.

Dimensões
  O comprimento das linhas laterais será superior ao comprimento das linhas de meta.
§  Comprimento: mínimo 90 m; máximo 120 m.
§  Largura: mínima 45 m;  máxima 90 m.
Todas as linhas terão uma espessura de no máximo 12 cm.

Partidas internacionais
§  Comprimento: mínimo 100 m;  máximo 110 m.
§  Largura: mínima 64 m;  máxima 75 m.

Área de meta
  Serão traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 5,5m da parte interior de cada poste de meta. Elas adentrarão 5,5m no campo de jogo e serão unidas por uma linha paralela à linha de meta. A área delimitada por estas linhas e a linha de meta será a área de meta.

Área penal
  Serão traçadas duas linhas perpendiculares à linha de meta, a 16,5m da parte interior de cada poste de meta. Elas adentrarão 16,5m no campo de jogo e serão unidas por uma linha paralela à linha de meta. A área delimitada por estas linhas e a linha de meta será a área penal.
  Em cada área penal, será marcado um ponto penal a 11m de distância do ponto médio da linha entre os postes de meta e eqüidistante dos mesmos.
  Fora de cada área penal, será traçado um arco de círculo com um raio de 9,15m do ponto penal.

Bandeirinhas
   Em cada canto do campo, um poste não pontiagudo será colocado com uma bandeirinha. A altura mínima desse poste será de 1,5m.
  Postes com banderinhas também poderão ser colocados em cada extremo da linha do meio de campo, a no mínimo 1m da linha lateral.

Quarto de círculo
   Um quarto de círculo será traçado dentro do campo de jogo, com 1 metro de raio, a partir de cada poste de canto.

Metas

 As metas serão colocadas no centro de cada linha de meta.
 Consistirão em dois postes verticais, eqüidistantes das bandeirinhas de canto e unidos na parte superior por uma barra horizontal (travessão).
  Os postes de meta e o travessão serão de madeira, metal ou outro material aprovado. Poderão ter forma quadrada, retangular, redonda ou elíptica e não deverão constituir nenhum perigo para os jogadores
  A distância entre os postes de meta será de 7,32m e a distância da parte inferior do travessão ao solo será de 2,44m.
  Os postes de meta e o travessão terão a mesma largura e espessura, de no máximo 12 cm. As linhas de meta terão a mesma largura dos postes de meta e do travessão. Poderão ser
fixadas redes nas metas e no solo atrás dos gols, desde que estejam devidamente presas e não atrapalhem o goleiro.
  Os postes de meta e os travessões serão de cor branca.

Segurança
   As metas deverão estar fixadas firmemente no solo. Poderão ser utilizadas metas portáteis, desde que se cumpra essa exigência.


Ø  Decisões do International F.A. Board
®  Decisão 1
  A área técnica deve cumprir os requisitos aprovados pelo International F.A. Board, que estão descritos na seção deste livro, intitulada A área técnica.



INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS


Marcação do campo
   É proibido marcar o campo de jogo com linhas tracejadas ou sulcos.
   Se um jogador fizer marcas não autorizadas no campo de jogo com seu pé, ele será advertido por conduta antidesportiva. Se o árbitro notar essa marcação durante a partida, advertirá o infrator por conduta antidesportiva assim que a bola estiver fora de jogo.
  Serão utilizadas unicamente as linhas estipuladas na Regra 1 para marcar o campo de jogo.

Metas
  Se o travessão se rompe ou sai do lugar, será paralisado o jogo até que tenha sido consertado ou recolocado em seu lugar. Se não for possível consertar o travessão, a partida deverá ser suspensa. Não será permitido o uso de uma corda para substituir o travessão. Se o travessão pode ser consertado, a partida será reiniciada com bola ao chão, no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

Publicidade comercial
   Toda publicidade comercial deverá encontrar-se fora do campo de jogo a, no mínimo, 1m de distância das linhas demarcatórias do campo de jogo.
  É proibido todo tipo de publicidade comercial, seja real ou virtual, no campo de jogo, em suas instalações e arredores, incluídas as redes da meta e as áreas que elas delimitam, ou na área técnica, ou à distância de 1m da linha lateral, desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo até o momento em que saem no intervalo do meio-tempo e desde o momento em que retornam ao campo de jogo até o término da partida. Particularmente, é proibido o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes, postes de bandeirinha e nelas próprias. Não será colocado nesses itens nenhum equipamento estranho (câmeras, microfones etc.).

Logotipos e emblemas
  É proibida a reprodução real ou virtual de logotipos ou emblemas representativos da FIFA, confederações, associações-membros, ligas, clubes ou outras entidades, no campo de jogo ou em suas instalações e imediações, incluídas as metas, os postes de bandeirinha e elas próprias, durante o tempo de jogo.



REGRA 2 A BOLA

Características e medidas
   A bola:
§     será esférica
§     será de couro ou qualquer outro material adequado
§     terá uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm
§     terá um peso não superior a 450 g e não inferior a 410 g no começo da partida
§     terá uma pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas (600 – 1100 g/cm2) ao nível     do mar. (8.5 a 15.6 libras)

Substituição de uma bola defeituosa
    Se a bola estoura ou se danifica durante uma partida:
§   o jogo será paralisado
§   a partida será reiniciada com bola ao chão, executado com uma nova bola, no local onde a primeira bola se  danificou, a menos que o jogo tenha sido paralisado  com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro  deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a primeira bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

 Se a bola estoura ou se danifica em um momento em que não está em jogo (tiro de saída, tiro de meta, tiro de canto, tiro livre, tiro penal ou arremesso lateral):
§   a partida será reiniciada conforme as Regras.
  A bola não poderá ser trocada durante a partida sem a autorização do árbitro.

Ø  Decisões do International F.A. Board

®  Decisão 1
  Além das especificações da Regra 2, a aprovação de uma bola para partidas de uma competição oficial, organizada pela FIFA ou pelas confederações, estará sujeita a que essa bola contenha um dos três seguintes logotipos:
v  o logotipo oficial “FIFA APPROVED”
v  o logotipo oficial “FIFA INSPECTED”
v  o logotipo “INTERNATIONAL MATCHBALL STANDARD”

 Esses logotipos indicarão que a bola foi oficialmente testada e cumpre as especificações técnicas, diferentes para cada logotipo e adicionais às especificações mínimas estipuladas na Regra 2. A lista dessas especificações adicionais, características de cada um dos logotipos, deverá ser aprovada pelo International F.A. Board. Os institutos que realizam os testes de qualidade estarão sujeitos à aprovação da FIFA.
  Nas competições das associações-membros, o uso de bolas que levem um dos três logotipos poderá ser exigido.

®  Decisão 2
  Nas partidas de competições da FIFA e a cargo das Confederações e das Associações Nacionais, está proibida qualquer publicidade comercial na bola, com exceção dos emblemas da competição, do organizador da competição e da marca autorizada do fabricante. O regulamento da competição pode restringir o tamanho e o número dessas marcas.


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS


Bolas adicionais
  Poderão ser colocadas bolas adicionais ao redor do campo de jogo para uso durante a partida, desde que cumpram as especificações estipuladas na Regra 2 e seu uso esteja sob o controle do árbitro.

Bolas adicionais no campo de jogo
  Se uma bola adicional entrar no campo de jogo durante a partida, o árbitro deverá paralisar o jogo somente se essa bola adicional interferir no jogo. A partida deverá ser reiniciada com bola ao chão no local onde a bola da partida se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.
  Se uma bola adicional entrar no campo de jogo durante a partida sem interferir no jogo, o árbitro providenciará sua retirada de campo na primeira oportunidade.




REGRA 3 O NÚMERO DE JOGADORES

Jogadores
     Uma partida será jogada por duas equipes, cada uma formada por no máximo onze jogadores, dos quais um será o goleiro. A partida não começará se uma das equipes tiver menos de sete jogadores.

Competições oficiais
     Poderão ser realizadas no máximo três substituições por equipe em qualquer partida de competição oficial da FIFA, das confederações ou das associações-membros.
  O regulamento da competição deverá estipular quantos substitutos poderão ser relacionados , de três a sete, no máximo.

Outras partidas
    Em partidas de seleções nacionais “A” podem ser realizadas no máximo seis substituições por equipe

Em outras partidas, um número maior de substituições pode ser realizado, desde que:
·          as equipes envolvidas cheguem a um acordo sobre o número máximo de substituições;
·          o árbitro tenha sido informado antes do início da partida.
  Se o árbitro não for informado ou as equipes não chegarem a um acordo antes do início da partida, não será permitido mais de seis substituições por equipe.

Todas as partidas
    Em todas as partidas, os nomes dos substitutos deverão ser entregues ao árbitro antes do início da partida. Todo substituto cujo nome não tiver sido entregue ao árbitro nesse momento não poderá participar da partida.

Procedimento de substituição
     Para substituir um jogador por um substituto, deverão ser observadas as seguintes condições:
·          o árbitro deverá ser informado antes de efetuar a substituição proposta.
·         o substituto não poderá entrar no campo de jogo, até que o jogador a ser substituído tenha saído do campo de jogo, e o substituto tenha recebido o sinal do árbitro.
·         o substituto entrará no campo de jogo somente pela linha de meio-campo e durante uma paralisação do jogo.
·          uma substituição terminará quando o substituto entrar no campo de jogo.
·         a partir desse momento, o substituto se torna um jogador e o jogador a quem substituiu se converte em jogador substituído.
·         um jogador substituído não voltará a participar da partida.
·         todos os substitutos estão submetidos à autoridade e jurisdição do árbitro, sejam chamados ou não a participar da partida.

Troca de goleiro
      Qualquer jogador poderá trocar de posição com o goleiro, desde que:
·         o árbitro seja informado previamente;
·         a troca se efetue durante uma paralisação do jogo.

Infrações e Punições
    Se um substituto ou um jogador substituído entrar no campo de jogo sem a autorização do árbitro:
·          o árbitro paralisará o jogo (ainda que não imediatamente se tal pessoa não interferir no jogo)
·         o árbitro advertirá o infrator por conduta antidesportiva e instruirá o mesmo a sair do campo de jogo
·         se o árbitro tiver paralisado o jogo, o mesmo será reiniciado com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária, no local onde  se encontrava a bola no momento da paralisação (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)
  Se um jogador trocar de posição com o goleiro sem a autorização prévia do árbitro:
·         o árbitro permitirá que o jogo continue
·         o árbitro advertirá os jogadores envolvidos assim que a bola estiver fora de jogo
Por qualquer outra infração a esta regra:
·         os jogadores envolvidos serão advertidos
·         a partida será reiniciada com um tiro livre indireto em favor da equipe adversária, no local onde se encontrava a bola no momento da paralisação (ver Regra 13 – Posição dos tiros livres)

Jogadores e substitutos expulsos
     Um jogador expulso antes do tiro de saída para iniciar uma partida, somente poderá ser substituído por um dos substitutos relacionados.
  Um substituto relacionado expulso antes do tiro de saída para iniciar uma partida ou depois de seu início, não poderá ser substituído.



INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Procedimento de substituição
·         Poderá ser feita uma substituição somente durante uma paralisação do jogo.
·         O árbitro assistente sinalizará que uma substituição foi solicitada.
·         O jogador que será substituído deverá receber a permissão do árbitro para sair do campo de jogo, a menos que já se encontre fora do mesmo por razões previstas nas Regras do Jogo.
·         O árbitro autorizará a entrada do substituto no campo de jogo.
·         Antes de entrar no campo de jogo, o substituto deverá esperar que o jogador a ser substituído saia do campo de jogo.
·         O jogador que será substituído não é obrigado a sair do campo de jogo pela linha de meio-campo.
·         Em certas circunstâncias, poderá ser negada a substituição, por exemplo, se um substituto não estiver pronto para entrar no campo de jogo.
·         Um substituto que não tenha completado o procedimento de substituição, colocando o pé dentro do campo de jogo, não poderá reiniciar o jogo efetuando um arremesso lateral ou tiro de canto.
·         Se um jogador que será substituído recusar-se a sair do campo de jogo, a partida continuará.
·         Se uma substituição é feita durante o intervalo do meio-tempo ou antes da prorrogação, o procedimento de substituição deverá ser completado antes do tiro de saída do segundo tempo ou da prorrogação.

Outras Pessoas no campo de jogo
Ø  Agentes externos
  Qualquer pessoa não relacionada na lista da equipe como um jogador, substituto ou funcionário oficial de uma equipe será considerado agente externo, a exemplo de um jogador que foi expulso.
   Se um agente externo entrar no campo de jogo:
·         o árbitro deverá paralisar o jogo (mesmo que não imediatamente se o agente externo não interferir no jogo)
·         o árbitro providenciará a retirada do agente externo do campo de jogo e de suas imediações
·         se o árbitro paralisar a partida, deverá reiniciá-la com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

Ø  Funcionários oficiais de uma equipe
  Se o funcionário oficial de uma equipe entrar no campo de jogo:
·         o árbitro deverá paralisar o jogo (mesmo que não imediatamente se o funcionário oficial da equipe não interferir no jogo ou se uma vantagem puder ser aplicada)
·         o árbitro providenciará a retirada do funcionário oficial do campo de jogo e, no caso de sua conduta ser irresponsável, o árbitro deverá expulsá-lo do campo de jogo e de suas imediações
·         se o árbitro paralisar a partida, deverá reiniciá-la com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

Jogador fora do campo de jogo
  Se um jogador sair do campo de jogo, com a autorização do árbitro, para:
a) por em ordem algo não permitido em seu uniforme ou equipamento;
b) tratar de uma lesão ou sangramento, pois o seu equipamento está sujo de sangue;
c) por qualquer outro motivo.
E retrornar ao campo sem autorização do árbitro, ele deverá:
·         paralisar a partida (mesmo que não imediatamente se o jogador não interferir no jogo ou se uma vantagem puder ser aplicada)
·         advertir o jogador por entrar no campo de jogo sem sua autorização
·         instruir o jogador a sair do campo de jogo, caso seja necessário (por exemplo, por infração à Regra 4)

Se o árbitro paralisar o jogo, esse será reiniciado
·         com um tiro livre indireto para a equipe adversária do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado (ver Regra 13 – Posição em tiros livres), caso não haja nenhuma outra infração
·         de acordo com a Regra 12, se o jogador tiver infringido essa regra.

  Se um jogador acidentalmente ultrapassar uma das linhas demarcatórias do campo de jogo, não terá cometido nenhuma infração. O fato de sair do campo de jogo pode ser considerado como parte de um movimento de jogo.

Substituto ou um jogador substituído
  Se um substituto ou um jogador substituído entrar no campo de jogo sem permissão:
·         o árbitro deverá paralisar o jogo (mesmo que não imediatamente se o jogador em questão não interferir no jogo ou se uma vantagem puder ser aplicada)
·         o árbitro deverá advertir o jogador por conduta antidesportiva
·         o jogador deverá sair do campo de jogo.

  Se o árbitro paralisar o jogo, deverá reiniciá-lo com um tiro livre indireto para a equipe adversária do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado (ver Regra 13 - Posição em tiros livres).

Gol marcado com uma pessoa extra dentro do campo de jogo
  Se, após ser marcado um gol, o árbitro perceber, antes de reiniciar o jogo, que havia uma pessoa extra no campo de jogo no momento em que o gol foi marcado:
·         o árbitro deverá invalidar o gol se:
- a pessoa extra for um agente externo e interferir no jogo
- a pessoa extra for um jogador, substituto, jogador substituído ou funcionário oficial da equipe que marcou o gol
·         o árbitro deve validar o gol se:
- a pessoa extra for um agente externo e não interferir no jogo
- a pessoa extra for um jogador, substituto, jogador substituído ou funcionário oficial da equipe que sofreu o gol.

Número mínimo de jogadores
  Se o regulamento da competição estabelecer que todos os jogadores e substitutos deverão ser relacionados antes do tiro de saída para iniciar a partida, e uma equipe inicia o jogo com menos de onze jogadores, somente os jogadores relacionados na súmula antes do início da partida, poderão completar os onze jogadores.
  Apesar de uma partida não poder iniciar se qualquer uma das equipes tiver menos de sete jogadores, o número mínimo de jogadores em uma equipe, necessário para realizar uma partida, fica a critério das associações-membros. Entretanto, o International F.A. Board entende que uma partida não deve continuar se houver menos de sete jogadores em qualquer uma das equipes.
  Se uma equipe ficar com menos de sete jogadores porque um ou mais jogadores abandonaram deliberadamente o campo de jogo, o árbitro não será obrigado a paralisar o jogo imediatamente. Ele poderá, inclusive, aplicar a vantagem. Nesse caso, o árbitro não deverá reiniciar a partida depois que a bola estiver fora de jogo se uma equipe não tiver o número mínimo de sete jogadores.


REGRA 4 O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES

Segurança
     Os jogadores não utilizarão nenhum equipamento nem levarão consigo nenhum objeto que seja perigoso para si ou para os demais jogadores (incluindo qualquer tipo de jóias).

Equipamento básico
    O equipamento básico obrigatório de um jogador é composto das seguintes peças separadamente:
·         agasalho ou camisa – caso seja usada roupa por baixo da camisa, as mangas dessa roupa deverão ter a cor principal das mangas da camisa
·         calção – caso sejam usados calções interiores, esses deverão ter a cor principal do calção no uniforme.
·         meiões.
·         caneleiras
·         calçados

Caneleiras
·         deverão estar cobertas completamente pelos meiões.
·         deverão ser de de borracha, plástico ou de um material similar adequado.
·         deverão oferecer uma proteção adequada.

Cores
·         as duas equipes usarão cores que as diferenciem entre si e também do árbitro e dos árbitros assistentes.
·         cada goleiro usará cores que o diferencie dos demais jogadores, do árbitro e dos árbitros assistentes.

Infrações e Punições
    Por qualquer outra infração a esta regra:
·         não será necessário paralisar o jogo
·         o árbitro instruirá o jogador infrator a sair do campo de jogo para colocar em ordem seu equipamento
·         o jogador sairá do campo de jogo, assim que a bola estiver fora de jogo, a menos que, nesse momento, o jogador já tenha colocado em ordem seu equipamento
·         todo jogador, que teve de sair do campo de jogo para colocar em ordem seu equipamento, não poderá retornar ao campo sem a autorização do árbitro
·         o árbitro deve assegurar-se de que o equipamento do jogador está em ordem antes de autorizá-lo a retornar ao campo de jogo
·          o jogador somente poderá retornar ao campo de jogo quando a bola estiver fora de jogo
  Um jogador que foi obrigado a sair do campo de jogo por infração a esta regra e retorna ao campo de jogo sem autorização do árbitro, será advertido (cartão amarelo).

Reinício do jogo
  Se o árbitro paralisar o jogo para advertir o infrator:
·         o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto, executado por um jogador da equipe adversária, no local
onde a bola se encontrava quando o árbitro paralisou a partida (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)

Ø  Decisões do International Football Association Board                     
®  Decisão 1
  Os jogadores não deverão mostrar roupas por baixo com lemas ou publicidade. O equipamento básico obrigatório não deverá conter mensagens políticas, religiosas ou pessoais.
O organizador da competição punirá os jogadores que levantarem sua camisa ou agasalho para mostrar lemas ou publicidade. O organizador da competição ou a FIFA punirá a equipe de um jogador, cujo equipamento básico obrigatório tiver mensagens políticas, religiosas ou pessoais.


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS
Equipamento básico
·         Cores:
  se as camisas dos goleiros tiverem a mesma cor e nenhum deles tiver uma camisa ou agasalho reserva, o árbitro deverá permitir que se inicie a partida.
  Se um jogador perder seu calçado acidentalmente e imediatamente depois jogar a bola e/ou marcar um gol, não haverá infração e será concedido o gol, uma vez que a perda do calçado foi acidental.
  Os goleiros poderão usar calças compridas como parte de seu
equipamento básico.

·         Outro equipamento
  Um jogador poderá usar equipamento distinto do básico, desde que seu único propósito seja proteger-se fisicamente e não represente nenhum perigo para si ou para qualquer outro jogador.
  O árbitro deverá inspecionar toda roupa ou equipamento diferente do básico para determinar que não representa perigo algum.
  O equipamento de proteção moderno, tais como protetores de cabeça, máscaras faciais, protetores de tornozelo e de braço, feitos de materiais maleáveis, leves e acolchoados não são considerados perigosos e, por isso, são permitidos.
  Tendo em vista a nova tecnologia que oferece óculos esportivos mais seguros, tanto para o usuário como para os demais jogadores, os árbitros deverão mostrar tolerância ao permitir seu uso, particularmente no caso de jogadores jovens.
Se uma peça de roupa ou equipamento, que foi inspecionado no início da partida e avaliado como não sendo perigoso, tornar-se perigoso ou for usado de uma maneira perigosa durante a partida, seu uso será proibido.
  É proibido o uso de sistemas de comunicação de rádio entre jogadores e/ou comissão técnica.

·         Jóias
  É estritamente proibido o uso de qualquer jóia (colares, anéis, braceletes, brincos, pulseiras de couro, de plástico etc.), que deverá ser retirada antes da partida. Não é permitido cobrir as jóias com esparadrapo.
  Os árbitros também não podem usar adereços e/ou jóias (exceto o relógio ou aparelho similar para cronometrar a partida).

Medidas disciplinares
  Os jogadores deverão ser inspecionados antes do início da partida e os substitutos antes de entrarem no campo de jogo. Se um jogador for visto usando roupa ou equipamento não autorizado durante a partida, o árbitro deverá:


·         informar ao jogador que o item em questão deve ser retirado;
·         instruir o jogador a sair do campo de jogo na primeira paralisação, caso ele não tenha podido ou desejado obedecer;
·         advertir o jogador se ele se recusar intencionalmente a obedecer ou, se, mesmo após ter-lhe sido solicitada a retirada do item, o jogador for visto usando o item novamente.
  Se o jogo for paralisado para advertir o jogador, será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado (ver Regra 13 - Posição em tiros livres).