REGRAS 05 e 06.

REGRA 5 O ÁRBITRO


autoridade do árbitro
     Uma partida será dirigida por um árbitro, que terá autoridade total para fazer cumprir as Regras do Jogo em relação àquela partida.

Poderes e deveres
  O árbitro:
·         fará cumprir as Regras do Jogo
·         controlará a partida em cooperação com os árbitros assistentes e, quando for o caso, com o quarto árbitro
·         assegurará que as bolas utilizadas atendam às exigências da Regra 2
·         assegurará que o equipamento dos jogadores atenda às exigências da Regra 4
·         atuará como cronometrista e tomará nota dos incidentes na partida
·         paralisará, suspenderá ou encerrará a partida, a seu critério, no caso de infração às Regras do Jogo
·         paralisará, suspenderá ou encerrará a partida por qualquer tipo de interferência externa
·         paralisará a partida se, na sua opinião, um jogador tiver sofrido uma lesão grave e assegurará que o mesmo seja transportado para fora do campo de jogo; um jogador lesionado somente poderá retornar ao campo de jogo depois que a partida tiver sido reiniciada
·         permitirá que o jogo continue até que a bola esteja fora de jogo se, na sua opinião, um jogador estiver levemente lesionado
·         assegurará que todo jogador com sangramento de uma ferida saia do campo de jogo; o jogador somente poderá retornar depois do sinal do árbitro, que deve estar certo de que o ferimento parou de sangrar
·         permitirá que o jogo continue, se a equipe que sofreu uma infração se beneficiar de uma vantagem, e punirá a infração cometida inicialmente se a vantagem prevista não se concretizar naquele momento.
·         punirá a infração mais grave quando um jogador cometer mais de uma infração ao mesmo tempo
·          tomará medidas disciplinares contra jogadores que cometerem infrações puníveis com advertência ou expulsão; não será obrigado a tomar essas medidas imediatamente, porém deverá fazê-lo assim que a bola estiver fora de jogo
·         tomará medidas contra os funcionários oficiais das equipes que não se comportarem de maneira responsável e poderá, a seu critério, expulsá-los do campo de jogo e de seus arredores
·         atuará conforme as indicações de seus árbitros assistentes em relação a incidentes que não tiver podido observar
·         não permitirá que pessoas não autorizadas entrem no campo de jogo
·         reiniciará o jogo depois de uma paralisação
·         remeterá às autoridades competentes um relatório da partida, com informação sobre todas as medidas disciplinares tomadas contra jogadores e/ou funcionários oficiais das equipes e sobre qualquer outro incidente que tiver ocorrido antes, durante e depois da partida.

Decisões do árbitro
  As decisões do árbitro sobre fatos relacionados ao jogo, incluído o fato de um gol ter sido marcado ou não e o resultado da partida, são definitivas.
O árbitro somente poderá modificar uma decisão se perceber que a mesma é incorreta ou, a seu critério, conforme uma  indicação de um árbitro assistente ou do quarto árbitro, sempre que ainda não tiver reiniciado o jogo ou terminado a partida.

Ø  Decisões do International Football Association Board

®  Decisão 1
Um árbitro (ou, quando for o caso, um árbitro assistente ou um quarto árbitro) não será responsável por:
ü  qualquer tipo de lesão sofrida por um jogador, funcionário oficial ou espectador
ü  qualquer dano material
qualquer outra perda sofrida por uma pessoa, clube, companhia, associação ou entidade similar, a qual se deva ou possa dever-se a alguma decisão que o árbitro tiver tomado em conformidade com as Regras do Jogo ou com o procedimento normal requerido para realizar, jogar e controlar uma partida.
  Entre tais situações, podem figurar:
·         uma decisão de permitir ou não que uma partida seja disputada em razão das condições do campo de jogo, de suas imediações, ou das condições meteorológicas
·         uma decisão de suspender definitivamente uma partida por qualquer razão.
·         uma decisão sobre a condição das instalações do campo ou da bola utilizadas durante uma partida, incluíndo os postes de meta, o travessão e as bandeiras de canto.
·         uma decisão de paralisar ou não uma partida devido à interferência de torcedores ou a qualquer problema nesta área
·         uma decisão de paralisar ou não o jogo para permitir que um jogador lesionado seja transportado para fora do campo de jogo para ser atendido
·         uma decisão de solicitar que um jogador lesionado seja retirado do campo de jogo para ser atendido
·         uma decisão de permitir ou não que um jogador use certa indumentária ou equipamento
·         uma decisão (na medida em que essa possa ser de sua responsabilidade) de permitir ou não a qualquer pessoa (incluindo os funcionários das equipes e do estádio, o pessoal da segurança, os fotógrafos ou outros representantes dos meios de comunicação) estar presente nas proximidades do campo de jogo.
·         qualquer outra decisão que possa tomar em conformidade com as Regras do Jogo ou com seus deveres, de acordo com o estipulado pelas normas ou  regulamentos da FIFA, confederação, associação- membr  ou liga, sob cuja jurisdição é disputada a partida.

®  Decisão 2
   Em torneios ou competições em que for escalado um quarto árbitro, suas tarefas e deveres deverão estar de acordo com as diretrizes aprovadas pelo International F.A. Board, descritas nesta publicação.


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Poderes e deveres
    O árbitro está autorizado a paralisar o jogo se, na sua opinião, a iluminação artificial é inadequada.

    Se um objeto arremessado por um espectador atingir o árbitro ou um de seus árbitros assistentes, ou um jogador, ou um funcionário oficial de uma equipe, o árbitro poderá permitir que o jogo continue,

        suspender o jogo ou encerrar a partida, dependendo da gravidade do       incidente. Em qualquer caso, o árbitro deverá relatar os incidentes e  enviá-los às autoridades competentes.

  O árbitro tem o poder de mostrar cartões amarelos ou vermelhos durante o intervalo do meio-tempo e depois que a partida termine, assim como durante a prorrogação e a execução de tiros do ponto penal, uma vez que a partida permanece sob sua jurisdição nesses momentos.

  Se o árbitro estiver temporariamente incapacitado por qualquer motivo, o jogo poderá continuar sob a supervisão dos árbitros assistentes até a bola sair de jogo.

  Se um espectador assoprar um apito e o árbitro considerar que isso interferiu no jogo (por exemplo, um jogador pega a bola com suas mãos, imaginando que o jogo foi paralisado), o árbitro deverá paralisar a partida e reiniciar o jogo com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela a esta linha, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

Aplicação da vantagem
  O árbitro poderá aplicar a vantagem sempre que se cometer uma infração.
  Os árbitros deverão considerar as seguintes circunstâncias na hora de aplicar a vantagem ou paralisar o jogo:
·         a gravidade da infração; se a infração merecer uma expulsão, o árbitro deverá paralisar o jogo e expulsar o jogador, a menos que haja uma oportunidade imediata de marcar um gol.
·         a posição onde a infração foi cometida: quanto mais próxima à meta adversária, mais efetiva será a vantagem.
·         a oportunidade de um ataque imediato e perigoso contra a meta adversária.
·         o “clima” da partida.

  A decisão de punir a infração original deverá ser tomada segundos depois da ocorrência de infração.

  Se a infração merecer uma advertência, essa deverá ser aplicada na primeira paralisação do jogo. No entanto, a menos que haja uma situação clara de vantagem, é recomendado que o árbitro paralise o jogo e advirta o jogador imediatamente. No caso de não ser aplicada a advertência na primeira paralisação do jogo, o cartão não poderá ser aplicado mais tarde.

Jogadores lesionados
  Quando houver jogadores lesionados, o árbitro deverá atentar-se aos seguintes procedimentos:
·         permitirá que o jogo prossiga até que a bola esteja fora de jogo se, em sua opinião, a lesão é leve
·         paralisará o jogo se, em sua opinião, a lesão é grave
·         depois de consultar o jogador lesionado, autorizará a entrada de um ou, no máximo, dois médicos no campo de jogo para avaliar a lesão e providenciar o transporte seguro e rápido do jogador para fora do campo de jogo
·         os maqueiros entrarão no campo de jogo ao mesmo tempo dos médicos, a fim de acelerar o transporte do jogador
·         o árbitro deverá assegurar o transporte seguro e rápido do jogador lesionado para fora do campo de jogo
·         não é permitido atender o jogador no campo de jogo
·         todo jogador que sofre uma ferida com sangramento deve sair do campo de jogo; não poderá retornar até que o árbitro considere que o ferimento deixou de sangrar; não é permitido que um jogador use roupa manchada de sangue
·         quando o árbitro autorizar a entrada dos médicos no campo de jogo, o jogador deverá sair do campo , seja na maca ou a pé; se o jogador não obedecer essa disposição, deverá ser advertido por conduta antidesportiva
·         um jogador lesionado somente poderá retornar ao campo de jogo depois que a partida tiver sido reiniciada
·         quando a bola estiver em jogo, o jogador lesionado poderá retornar ao campo de jogo unicamente pela linha lateral; quando a bola estiver fora de jogo, poderá retornar ao campo por qualquer linha demarcatória
·         somente o árbitro está autorizado a permitir que um jogador lesionado retorne ao campo de jogo, independentemente de a bola estar ou não em jogo
·         o árbitro autorizará o retorno de um jogador lesionado
ao campo de jogo se um árbitro assistente ou o quarto árbitro tiver verificado que o jogador está pronto para retornar
·         se o jogo não tiver sido paralisado por outra razão, ou se a lesão sofrida pelo jogador não for causada por uma infração às Regras do Jogo, o árbitro deverá reiniciar o jogo com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à esta linha, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado
·         o árbitro deverá acrescer, ao final de cada tempo de jogo, todo o tempo perdido por causa de lesões
·         uma vez que o árbitro tenha decidido aplicar um cartão a um jogador que esteja lesionado e tenha de deixar o campo de jogo para atendimento, o árbitro deverá mostrar o cartão antes de o jogador sair do campo de jogo.

As exceções a esse procedimento serão feitas somente quando:
·         um goleiro estiver lesionado
·         um goleiro e um jogador de linha se chocarem e necessitarem de atendimento imediato
·         ocorrer uma lesão grave, por exemplo, engolir a língua, choque violento entre jogadores, que atinja a cabeça, fratura de perna etc.

Mais de uma infração ao mesmo tempo
·         Infrações cometidas por dois jogadores de uma mesma equipe:
- o árbitro deverá punir a infração mais grave quando os jogadores cometerem mais de uma infração ao mesmo tempo.
- o jogo deverá ser reiniciado de acordo com a infração mais grave
·         Infrações cometidas por jogadores de equipes diferentes:
- o árbitro deverá paralisar o jogo e reiniciá-lo com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.


DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Posicionamento do árbitro com a bola em jogo

Recomendações
·         O jogo deve se desenvolver entre o árbitro e o árbitro assistente mais próximo da jogada.
·         O árbitro assistente mais próximo da jogada deverá estar no campo visual do árbitro. O árbitro utilizará na sua movimentação um sistema de diagonal.
·         Uma posição lateral ao jogo ajudará o árbitro a manter tanto o jogo quanto o árbitro assistente em seu campo visual.
·         O árbitro estará suficientemente próximo à jogada, para observar o jogo, mas não deverá interferir nela.
·         “O que precisa ser visto” não está sempre próximo à bola. O árbitro deverá estar atento a:
- confrontos individuais agressivos de jogadores distantes da bola
- possíveis infrações na área para onde se dirige a jogada
- infrações ocorridas depois de a bola ser jogada para longe

Posicionamento do árbitro com a bola fora de jogo
    O melhor posicionamento é aquele em que o árbitro pode tomar a decisão correta. Todas as recomendações sobre posicionamento em uma partida são baseadas em probabilidades e deverão ser ajustadas por meio do uso de informações específicas sobre as equipes, os jogadores e as situações de jogo até aquele momento.

  As posições sugeridas nos gráficos a seguir são básicas e recomendadas aos árbitros. A referência a uma “zona” serve para enfatizar que cada posição recomendada constitui, na verdade, uma área dentro da qual o árbitro estará provavelmente otimizando sua efetividade. Tal zona poderá ser maior, menor ou diferente, de acordo com as circunstâncias no momento.

Uso do apito

   O apito é necessário para:
·         iniciar o jogo (1º, 2º tempo) e depois de um gol
·         paralisar o jogo a fim de:
- conceder um tiro livre ou um tiro penal
- suspender ou encerrar uma partida
- terminar um tempo de jogo devido ao término dos minutos
·         reiniciar o jogo mediante:
- tiros livres, quando se ordena uma barreira na distância apropriada
- tiros penais
·          reiniciar o jogo após ter sido paralisado devido à:
- aplicação de um cartão amarelo ou vermelho por incorreção
- lesão
- substituição

O apito NÃO é necessário para:
·         paralisar o jogo por:
- um tiro de meta, tiro de canto ou arremesso lateral
- um gol
·          reiniciar o jogo mediante:
- um tiro livre, tiro de meta, tiro de canto, arremesso lateral

  Um apito que é usado desnecessariamente com muita freqüência terá menos impacto quando for necessário. Quando um apito for necessário para reiniciar o jogo, o árbitro informará claramente aos jogadores que o jogo não será reiniciado antes de tal sinal (apito).

Linguagem corporal
    A linguagem corporal é uma ferramenta que o árbitro usará para:
·         ajudá-lo a controlar a partida
·         demonstrar sua autoridade e autocontrole

A linguagem corporal não serve para:
·         explicar decisões tomadas




REGRA 6 - OS ÁRBITROS ASSISTENTES

           
Deveres
     Serão designados dois árbitros assistentes que terão, sem prejuízo do
que decidir o árbitro, o dever de indicar:
·         se a bola saiu completamente do
campo de jogo
·         a que equipe pertence o tiro de canto, de meta ou arremesso lateral
·         quando deverá ser punido um jogador por estar em posição de impedimento
·         quando é solicitada uma substituição
·         quando ocorre alguma infração ou outro incidente fora do campo visual do árbitro
·         quando são cometidas infrações que os árbitros assistentes possam ver melhor do que o árbitro (isso inclui, em certas circunstâncias, infrações cometidas dentro da área penal)
·         se, nos tiros penais, o goleiro se adianta além da linha de meta antes de a bola ser chutada e se a bola ultrapassou a linha de meta.

Assistência
    Os árbitros assistentes também ajudarão o árbitro a dirigir o jogo conforme as Regras. Particularmente, poderão entrar no campo de jogo para ajudar a controlar a distância de 9,15m.
  Em caso de intervenção indevida ou conduta inapropriada de um árbitro. assistente, o árbitro prescindirá de seus serviços e elaborará um relatório às autoridades competentes.
    


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Deveres e responsabilidades
    Os árbitros assistentes ajudam o árbitro a dirigir a partida conforme as Regras do Jogo. Eles também assistem o árbitro em todas as outras tarefas envolvendo a direção da partida, a pedido e sob controle do árbitro. Isso, normalmente, inclui responsabilidades como:
·         inspecionar o campo, as bolas a serem usadas e o equipamento dos jogadores
·         determinar se problemas com equipamento ou sangramento foram resolvidos
·         monitorar o procedimento de substituição
·         manter controle do tempo, dos gols e das incorreções

Posicionamento do árbitro assistente e trabalho em equipe
ü  Tiro de saída
  Os árbitros assistentes deverão estar na mesma linha do penúltimo defensor.

ü  2. Posicionamento durante a partida
  Os árbitros assistentes deverão estar na linha do penúltimo defensor ou da bola quando essa estiver mais próxima da linha de meta do que o penúltimo defensor. Os árbitros assistentes deverão sempre estar de frente para o campo de jogo.

ü  3. Tiro de meta
1. Os árbitros assistentes deverão primeiramente conferir se a bola está dentro da área de meta:
·         Se a bola não estiver no lugar correto, o árbitro assistente não deverá mover-se de sua posição, estabelecerá contato visual com o árbitro e levantará sua bandeira
2. Se a bola estiver colocada no lugar correto dentro da área de meta, o árbitro assistente deverá mover-se à margem da área penal para controlar que a bola saia da área penal (bola em jogo) e os adversários estejam fora dessa área:
·         Se o penúltimo defensor executa o tiro de meta, o árbitro assistente deverá mover-se diretamente à margem da área penal
3. Finalmente, o árbitro assistente deverá posicionar-se para controlar a linha de impedimento, que é uma prioridade absoluta.
             
ü  4. Goleiro solta a bola de suas mãos
  Os árbitros assistentes deverão posicionar-se à margem da área penal e controlar que o goleiro não toque na bola com suas mãos fora dessa área.
  Uma vez que o goleiro tiver soltado a bola, os árbitros assistentes deverão posicionar-se para controlar a linha de impedimento, que é uma prioridade absoluta.
                
ü  5. Tiro penal
  O árbitro assistente deverá posicionar-se na interseção da linha de meta com a área penal. Se o goleiro se mover para frente claramente antes de a bola ser chutada e um gol não for marcado, o árbitro assistente deverá levantar sua bandeira.
            
ü  6. Tiros do ponto penal
  Um dos árbitros assistentes deverá posicionar-se na interseção da linha de meta com a área de meta. Seu principal dever será controlar se a bola ultrapassou a linha de meta.
·         Quando estiver claro que a bola ultrapassou a linha de meta, o árbitro assistente deverá estabelecer contato visual com o árbitro sem fazer qualquer sinal adicional.
·         Quando um gol for marcado, mas não estiver claro se a bola ultrapassou a linha, o árbitro assistente deverá primeiramente levantar sua bandeira para atrair a atenção do árbitro e, então, confirmar o gol.
  O outro árbitro assistente deverá posicionar-se no círculo central para controlar o restante dos jogadores de ambas as equipes.
                
ü  7. Situações de “Gol – Não gol”
  Quando um gol for marcado e não houver dúvida quanto à decisão, o árbitro e o árbitro assistente deverão estabelecer contato visual e o árbitro assistente deverá, então, correr rapidamente 25-30 metros pela linha lateral em direção à linha de meio-campo, sem levantar sua bandeira.
              
  Quando um gol for marcado, mas a bola parecer ainda estar em jogo, o árbitro assistente deve primeiramente levantar sua bandeira para atrair a atenção do árbitro e, então, continuar com o procedimento normal de gol, correndo rapidamente 25-30 metros pela linha lateral em direção à linha de meio-campo.

  Em certas ocasiões, quando a bola não ultrapassar totalmente a linha de meta e o jogo continuar normalmente, já que um gol não foi marcado, o árbitro estabelecerá contato visual com o árbitro assistente e, se necessário, fará um sinal discreto com a mão.

ü  8. Tiro de canto
  Em um tiro de canto, o árbitro assistente se posicionará atrás do poste de bandeirinha de canto alinhado com a linha de meta. Nessa posição, ele não deverá atrapalhar o executor do tiro de canto. Ele deverá controlar que a bola esteja devidamente colocada dentro do quarto de círculo.
             
ü  9. Tiro livre
  Em um tiro livre, o árbitro assistente deverá posicionar-se na linha do penúltimo defensor, a fim de controlar a linha de impedimento, que é uma prioridade absoluta. Todavia, se houver um chute direto a gol, ele deverá estar pronto para seguir a trajetória da bola e correr pela linha lateral em direção ao poste de bandeirinha de canto.
           
Sinais com a mão ou gestos
    Como regra geral, os árbitros assistentes não deverão fazer sinais óbvios com a mão. Todavia, em alguns casos, um sinal discreto com a mão livre pode significar um valioso apoio ao árbitro; porém, o sinal terá um significado preciso. Tal sinal deve ter sido discutido e acordado nas conversas prévias (plano de trabalho) com o árbitro.

Técnica de deslocamento
    Como regra geral, os árbitros assistentes estarão de frente para o campo de jogo enquanto se movimentam pela linha lateral. Os movimentos laterais deverão ser usados em distâncias curtas; isso é especialmente importante no momento de julgar as situações de impedimento, e oferecem ao árbitro assistente um melhor campo visual.

Sinal de “bip”
     Recorda-se aos árbitros assistentes que o equipamento eletrônico (“bip”) é um sinal adicional a ser usado somente, quando necessário, para atrair a atenção do árbitro.
  Situações quando o sinal de “bip” é útil:
·         impedimento
·         faltas (fora do campo visual do árbitro)
·         arremessos laterais, tiros de canto e de meta (situações duvidosas)
·         Gol (situações duvidosas

Técnica da bandeira e trabalho em equipe
     A bandeira do árbitro assistente deverá estar sempre visível para o árbitro, desenrolada e para baixo, enquanto corre.
  Ao fazer um sinal, o árbitro assistente deverá parar de correr, ficar de frente para o campo de jogo, estabelecer contato visual com o árbitro e levantar a bandeira com movimentos deliberados (não apressados ou exagerados). A bandeira será como uma extensão do braço.
  O árbitro assistente deverá levantar a bandeira utilizando a mesma mão que usará para fazer o próximo sinal em uma seqüência. Se as circunstâncias mudam e a outra mão deve ser usada para o próximo sinal, o árbitro assistente deverá passar sua bandeira para a mão oposta por baixo da cintura.
  Sempre que o árbitro assistente assinalar que a bola está fora de jogo, ele deverá manter esse sinal até que o árbitro o veja.
Se o árbitro assistente levantar a bandeira para assinalar uma conduta violenta e o árbitro não perceber imediatamente esse sinal,
·         se o jogo for paralisado para que uma ação disciplinar seja tomada, deverá reniciar-se conforme as Regras do Jogo (tiro livre, tiro penal etc.)
·         se o jogo já tiver sido reiniciado, o árbitro ainda poderá adotar medidas disciplinares, porém não punirá a infração com tiro livre ou tiro penal

Arremesso lateral
    Quando a bola ultrapassar a linha lateral próximo ao árbitro assistente, ele deverá assinalar diretamente para indicar a direção do arremesso lateral.
  Quando a bola ultrapassar a linha lateral distante do árbitro assistente e a decisão do arremesso lateral for óbvia, o árbitro assistente deverá também assinalar diretamente a direção do arremesso lateral.
  Quando a bola ultrapassar a linha lateral distante do árbitro assistente, mas a bola parecer ainda estar em jogo ou se o árbitro assistente estiver em dúvida, então, ele deverá levantar sua bandeira para informar ao árbitro que a bola está fora de jogo, estabelecer contato visual com o árbitro e seguir o sinal do árbitro.

Tiro de canto / Tiro de meta
     Quando a bola ultrapassar a linha de meta próximo ao árbitro assistente, ele deverá assinalar diretamente com sua mão direita (melhor campo visual) para indicar se deve ser concedido um tiro de meta ou um tiro de canto.
  Quando a bola ultrapassar a linha de meta próximo ao árbitro assistente, mas a bola parecer ainda estar em jogo, o árbitro assistente deverá primeiramente levantar sua bandeira para informar ao árbitro que a bola está fora de jogo, e, então, indicar se deve ser concedido um tiro de meta ou um tiro de canto.
    Quando a bola ultrapassar a linha de meta distante do árbitro assistente, o árbitro assistente deverá levantar sua bandeira para informar ao árbitro que a bola está fora de jogo, estabelecer contato visual e seguir a decisão do árbitro. O árbitro assistente poderá também assinalar diretamente caso a decisão seja óbvia.  
                      
Impedimento
    A primeira ação de um árbitro assistente depois de uma decisão de impedimento é levantar sua bandeira. Ele, então, usará sua bandeira para indicar a área do campo onde ocorreu a infração.
  Se o árbitro não vir a bandeira de imediato, o árbitro assistente deverá manter o sinal até que o árbitro veja ou até que a bola esteja claramente no controle da equipe defensora.
  O árbitro assistente levantará sua bandeira com a mão direita para dispor de uma linha de visão melhor.

Substituição
     No caso de uma substituição, o quarto árbitro deverá informar primeiramente o árbitro assistente. O árbitro assistente deverá, então, assinalar ao árbitro na primeira paralisação do jogo. O árbitro assistente não precisará deslocar-se até a linha de meio-campo, uma vez que o quarto árbitro se encarregará do procedimento de substituição.
  Se não houver quarto árbitro, o árbitro assistente deverá encarregar-se do procedimento de substituição. Nesse caso, o árbitro deverá esperar até que o árbitro assistente retorne a sua posição antes de reiniciar o jogo.

Faltas
      O árbitro assistente deverá levantar sua bandeira quando uma falta ou incorreção for cometida próximo a ele ou fora do campo visual do árbitro.
  Em todas as demais situações, ele deverá esperar e oferecer sua opinião, quando requisitada. Se esse for o caso, o árbitro assistente deverá informar ao árbitro o que ele viu e ouviu, e quais jogadores estiveram envolvidos.
  Antes de assinalar uma infração, o árbitro assistente deverá   determinar se:
·          a infração ocorreu fora do campo visual do árbitro ou se a visão do árbitro estava obstruída;
·         o árbitro não teria aplicado a vantagem, caso tivesse visto a infração
  Quando uma falta ou incorreção for cometida, o árbitro assistente deverá:
·         levantar a bandeira com a mesma mão que usará para assinalar a direção, o que dará ao árbitro uma indicação clara de quem sofreu a falta
·         estabelecer contato visual com o árbitro
·         agitar ligeiramente a bandeira para frente e para trás (evitando qualquer movimento excessivo ou brusco)
·         usar o sinal eletrônico de “bip”, se necessário.
   O árbitro assistente deverá usar a técnica de “esperar e ver”, a fim de permitir que continue a jogada e não levantará sua bandeira quando a
equipe contra a qual uma falta tiver sido cometida será beneficiada com uma vantagem. Neste caso, é importante que o árbitro assistente
estabeleça contato visual com o árbitro.

Faltas fora da área penal
     Quando uma falta for cometida fora da área penal (próxima à demarcação da área penal), o árbitro assistente deverá estabelecer contato visual com o árbitro para ver onde ele está posicionado e que ação ele tomou. O árbitro assistente deverá permanecer parado em linha com a área penal e levantar sua bandeira, se necessário.
  Em situações de contra-ataque, o árbitro assistente deverá ser capaz de informar se uma falta foi cometida ou não, se foi dentro ou fora da área penal, que é uma prioridade absoluta, e que medida disciplinar deverá ser tomada.

Faltas dentro da área penal
     Quando uma falta for cometida dentro da área penal fora do campo visual do árbitro, especialmente se for próximo ao árbitro assistente, ele deverá primeiramente estabelecer contato visual com o árbitro para ver onde o árbitro está posicionado e que ação ele tomou. Se o árbitro não tomou nenhuma ação, o árbitro assistente deverá levantar sua bandeira, usar o sinal eletrônico de bip e, então, claramente, movimentar-se pela linha lateral em direção ao poste de bandeirinha de canto.

Confronto coletivo
     Em situações de confronto coletivo entre jogadores, o árbitro
assistente mais próximo poderá entrar no campo de jogo para ajudar o árbitro. O outro árbitro assistente deverá também observar a situação e anotar detalhes do incidente.

Consultas
    Para consultas sobre decisões disciplinares, o contato visual e um sinal discreto com a mão entre o árbitro assistente e o árbitro serão suficientes em alguns casos.
  Caso seja necessária uma consulta direta, o árbitro assistente poderá entrar 2-3 metros dentro do campo de jogo. Ao falar, o árbitro e o árbitro assistente deverão estar de frente para o campo de jogo para evitar que sejam ouvidos por outros.

Distância da barreira
  Quando[W1]  for concedido um tiro livre muito próximo à linha lateral e perto do árbitro assistente, ele poderá entrar no campo de jogo para ajudar a assegurar que a barreira se coloque a 9,15m da bola. Ele avaliará a distância, a partir da posição da bola. Nesse caso, o árbitro deverá esperar até que o árbitro assistente retorne a sua posição antes de reiniciar o jogo.