PREFÁCIO


PREFÁCIO


  Nos doze anos transcorridos desde sua última revisão exaustiva das Regras do Jogo, o International Football Association Board acrescentou inúmeros textos e fez diversas emendas às Regras, bem como às diversas publicações e material didático que as complementam e que foram produzidas e distribuídas pelos órgãos gestores do futebol a fim de apoiar os árbitros em suas tarefas, mas também esclarecer vários conceitos a toda comunidade futebolística.
  Nas Regras do Jogo deste ano, figura somente uma emenda em relação à edição 2007/2008. Entretanto ela foi examinada e revisada em todo seu corpo da obra com o intuito de consolidar e reorganizar seu conteúdo, e conseguir, com isso, a uniformidade, simplificidade e fácil compreensão.
  Entre as mudanças mais notáveis, algumas das Decisões do International Football Association Board da edição do ano passado das Regras do Jogo foram incorporadas à regra a que estavam anexadas, ou constam agora da seção denominada “Interpretação das Regras do Jogo e diretrizes para árbitros”. Com o novo título conferido à seção, o International Football Association Board quer destacar que, apesar de a finalidade primária de seu conteúdo ser complementar às Regras do Jogo, sua aplicação é indiscutivelmente de caráter obrigatório.
  Além disso, alguns princípios que anteriormente ficavam subentendidos no jogo, porém não eram expressamente esclarecidos nas Regras, foram introduzidos nesta nova edição. Por fim, o International Football Association Board quer recordar às associações e confederações que têm o dever de garantir, de acordo com os Estatutos da FIFA, o cumprimento estrito e uniforme das Regras do Jogo em todo tipo de competição.


OBSERVAÇÕES SOBRE AS REGRAS DO JOGO

Modificações
  Sujeito à aprovação das associações-membros e sempre que sejam respeitados os princípios fundamentais das Regras, elas poderão ser modificadas e adaptadas em partidas disputadas por menores de 16 anos, equipes femininas, jogadores veteranos (maiores de 35 anos) e jogadores com deficiência física.
São permitidas as seguintes modificações:
§   Dimensão do campo de jogo
§  Circunferência, peso e material da bola
§  Largura entre os postes de meta e altura do travessão
§  Duração dos tempos da partida
§  Substituições
  Serão permitidas outras modificações somente com o consentimento do International Football Association Board.

Homens e mulheres
  Toda referência ao gênero masculino nas Regras do Jogo no que diz respeito a árbitros, árbitros assistentes, jogadores ou funcionários oficiais, equivalerá tanto a homens quanto a mulheres. (para simplificar a leitura)