REGRAS 11,12 e 13.

REGRA 11 O IMPEDIMENTO


Posição de impedimento
    O fato de estar em uma posição de impedimento não constitui uma infração.
  Um jogador estará em posição de impedimento quando:
·         se encontrar mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário

  Um jogador não estará em posição de impedimento quando:
·         se encontrar em sua própria metade de campo , ou
·         estiver na mesma linha do penúltimo adversário, ou
·         estiver na mesma linha dos dois últimos adversários

Infração
  Um impedimento somente será marcado se, no momento em que a bola for tocada ou jogada por um de seus companheiros, o jogador estiver, na opinião do árbitro, envolvido em jogo ativo:
·         interferindo no jogo, ou
·         interferindo num adversário, ou
·         ganhando vantagem por estar naquela posição

Não há infração
   Não haverá impedimento se um jogador receber a bola diretamente de:
·         um tiro de meta, ou
·         um arremesso lateral, ou
·         um tiro de canto

Infrações e Punições
    Por qualquer impedimento, o árbitro deverá conceder tiro livre indireto para a equipe adversária, que será executado no local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres).


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Definições
    No contexto da Regra 11, O Impedimento, serão aplicadas as seguintes definições:
·         “mais próximo da linha de meta adversária” significa que qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés encontra-se mais próxima da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário. Os braços não estão incluídos nessa definição.
·         “Interferindo no jogo” significa jogar ou tocar a bola que foi passada ou tocada por um companheiro.
·         “Interferindo num adversário” significa impedir que um adversário jogue ou possa jogar a bola, obstruindo claramente o campo visual ou os movimentos do adversário, ou fazendo gestos ou movimentos que, na opinião do árbitro, engane ou distraia o adversário.
·         “Ganhando vantagem por estar naquela posição” significa jogar a bola que rebate em um poste, no travessão ou em um adversário, depois de haver estado em uma posição de impedimento.

Infrações
    Quando ocorrer uma infração de impedimento, o árbitro concederá um tiro livre indireto que será executado do local onde se encontrava o jogador infrator no momento em que a bola lhe foi jogada ou tocada por um de seus companheiros.
  Se um defensor sair do campo de jogo pela sua própria linha de meta com o intuito de deixar um adversário em posição de impedimento, o árbitro deverá permitir que o jogo continue e, quando a bola estiver fora de jogo, advertirá o defensor por deixar deliberadamente o campo de jogo sem a permissão do árbitro.
  O fato de um jogador que se encontra em uma posição de impedimento sair do campo de jogo para mostrar ao árbitro que não está envolvido no jogo não constitui uma infração. Todavia, se o árbitro considerar que ele
deixou o campo de jogo por razões táticas para ganhar uma vantagem ilícita ao retornar ao campo de jogo, o jogador deverá ser advertido por conduta antidesportiva. O jogador terá que pedir permissão ao árbitro para retornar ao campo de jogo.
  Se um atacante permanecer parado entre os postes de meta e dentro da rede da meta enquanto a bola entra no gol, será concedido um gol. Todavia, se o atacante distrair um adversário, deverá ser invalidado o gol. O jogador será advertido por conduta antidesportiva e o jogo será reiniciado com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

 1- Um atacante, que está em uma posição de impedimento (A), sem interferir em um adversário, toca na bola. O árbitro assistente levantará a bandeirinha quando o jogador tocar na bola.

 2-  Um atacante, que está em posição de impedimento (A), sem interferir em um adversário, não toca na bola. Este jogador não pode ser punido, pois ele não tocou na bola

3- Um atacante, que está em posição de impedimento (A), corre em direção à bola. Um companheiro,
que não está em posição de impedimento (B), também corre em direção à bola e a toca. Este jogador
(A)   não pode ser punido, pois não tocou a bola.

 4-   Um jogador em posição de impedimento (A), poderá ser punido antes de jogar ou tocar a bola se, a juízo do árbitro, nenhum outro companheiro em posição correta tem a oportunidade de jogar a bola.

5-   Um atacante, que está em posição de impedimento (1), corre em direção à bola, e não a toca. O árbitro marcará um tiro de meta.

6-  Um atacante, que está em posição de impedimento (A), obstrui claramente o campo visual do goleiro. O atacante será punido, porque impediu que o adversário jogasse ou pudesse jogar a bola. 
   
7-  Um atacante, que está em posição de impedimento (A), não obstrui claramente o campo visual do goleiro, nem faz um gesto ou movimento que o engane ou o distraia.

8-  Um atacante, que está em uma posição de impedimento (A), corre em direção à bola, porém não impede que o adversário a jogue ou possa jogá-la. (A) não faz nenhum gesto ou movimento que engane ou o distraia (B).
     
  9- Um atacante, que está em posição de impedimento (A), corre em direção à bola e impede que o adversário (B) a jogue ou possa jogá-la. O jogador (A) está fazendo um gesto ou movimento que engana ou distrai o jogador (B).

 10-  O chute de um companheiro (A) é rebatido pelo goleiro em direção ao jogador (B), que será punido por jogar a bola, após ganhar uma vantagem por estar naquela posição.

 11-   O chute de um companheiro (A) é rebatido pelo goleiro. O jogador (B), que está em posição legal, toca a bola. O jogador (C), em posição de impedimento, não será punido, porque não ganhou vantagem por estar naquela posição, pois não tocou na bola.
        
12-  A bola que é chutada por um atacante (A), rebate em um adversário e vai ao atacante (B). Ele será punido por tocar a bola, após ganhar uma vantagem por estar em posição de impedimento.
       
 13-   Um atacante (C), que está em posição de impedimento, não interfere em um adversário no momento em que um companheiro (A) passa a bola ao jogador (B1) em posição legal. Ele (B2) corre em direção à meta adversária e passa a bola a um companheiro (C).
  O atacante (C) não pode ser punido, porque quando o seu companheiro (B) lhe passou a bola, ele não estava mais em posição de impedimento.



REGRA 12 FALTAS E INCORREÇÕES


  As faltas e incorreções serão punidas da seguinte maneira:

Tiro livre direto
    Será concedido um tiro livre direto para a equipe adversária se um jogador cometer uma das seguintes sete infrações, de maneira que o árbitro considere imprudente, temerária ou com uso de uma força excessiva:
·         dar ou tentar dar um pontapé (chute) em um adversário
·         passar ou tentar passar uma rasteira em um adversário
·         saltar sobre um adversário
·         dar um tranco em um adversário
·         agredir ou tentar agredir um adversário
·         empurrar um adversário
·         dar uma entrada (“carrinho”) em um adversário
  Também será concedido um tiro livre direto para a equipe adversária se um jogador cometer uma das seguintes três infrações:
·         segurar um adversário
·         cuspir em um adversário
·         tocar na bola com as mãos intencionalmente (exceto o goleiro dentro de sua própria área penal)
  O tiro livre direto será executado do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)

Tiro penal
    Será concedido um tiro penal se um jogador cometer uma das dez infrações descritas acima dentro de sua própria área penal, independentemente da posição da bola, desde que a mesma esteja em jogo.

Tiro livre indireto
    Será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária se um goleiro cometer uma das seguintes quatro infrações dentro de sua própria área penal:
·         demorar mais de seis segundos para repor a bola em disputa, depois de tê-la controlado com suas mãos.
·         voltar a tocar a bola com as mãos, depois de tê-la colocado em disputa e antes de outro jogador tê-la tocado
·         tocar a bola com as mãos, depois de ela ter sido intencionalmente chutada por um jogador de sua equipe.
·         tocar a bola com as mãos, depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral executado por um companheiro.

Também será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária se um jogador, na opinião do árbitro:
·         jogar de forma perigosa
·         impedir o avanço de um adversário
·         impedir o goleiro de soltar a bola de suas mãos
·         cometer qualquer outra infração, não mencionada previamente naRegra 12, em razão da qual o jogo deva ser paralisado para advertir ou expulsar um jogador.
  O tiro livre indireto será executado do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)

Sanções disciplinares
    O cartão amarelo é utilizado para informar ao jogador, ao substituto ou ao jogador substituído, que o mesmo foi advertido.
  O cartão vermelho é utilizado para informar ao jogador, ao substituto ou ao jogador substituído, que o mesmo foi expulso.
 Somente poderão ser apresentados cartões amarelos ou vermelhos aos jogadores, aos substitutos ou aos jogadores substituídos.
  O árbitro tem autoridade para tomar medidas disciplinares desde o momento em que entra no campo de jogo até que o abandone, depois do apito final.
  Se um jogador cometer uma infração punível com uma advertência ou uma expulsão, seja dentro ou fora do campo de jogo, contra um adversário, um companheiro, o árbitro, um árbitro assistente ou contra qualquer outra pessoa, será punido conforme a natureza da infração cometida.

Infrações puníveis com uma advertência:

    Um jogador será advertido e receberá o cartão amarelo se cometer uma das seguintes sete infrações:
1. for culpado de conduta antidesportiva;
2. protestar com palavras ou ações;
3. infringir persistentemente as Regras do Jogo;
4. retardar o reinício do jogo;
5. não respeitar a distância regulamentar em um tiro de canto, tiro livre ou arremesso lateral;
6. entrar ou retornar ao campo de jogo sem a permissão do árbitro;
7. abandonar intencionalmente o campo de jogo sem a permissão do árbitro.

 Um substituto ou um jogador substituído será advertido e receberá o cartão amarelo se cometer uma das seguintes três infrações:                                                                      
1. for culpado de conduta antidesportiva;
2. protestar com palavras ou ações;
3. retardar o reinício do jogo.


Infrações puníveis com uma expulsão

  Um jogador, um substituto ou um jogador substituído será expulso e receberá o cartão vermelho se cometer uma das seguintes sete infrações:
1. for culpado de jogo brusco grave;
2. for culpado de conduta violenta;
3. cuspir em um adversário ou em qualquer outra pessoa;
4. impedir um gol ou acabar com uma oportunidade clara de gol, através do uso intencional de mão na bola (isso não vale para o goleiro dentro de sua própria área penal);
5. acabar com uma oportunidade clara de gol de um adversário, que se movimenta em direção à meta adversária, mediante uma infração punível com um tiro livre ou penal;
6. empregar linguagem e/ou gesticular de maneira ofensiva, grosseira ou abusiva;
7. receber uma segunda advertência na mesma partida.
  Um jogador, um substituto ou um jogador substituído que for expulso e receber o cartão vermelho deverá deixar os arredores do campo e a área técnica.

INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Requisitos básicos para marcar uma falta
    Deverão ser observadas as seguintes condições para que uma infração seja considerada uma falta:
·         deve ser cometida por um jogador
·         deve ocorrer no campo de jogo
·         deve ocorrer com a bola em jogo
  Se o árbitro paralisar a partida devido a uma infração cometida fora do campo de jogo (quando a bola está em jogo), deverá reiniciá-la com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

Maneira imprudente, temerária ou com uso de força
Excessiva
®  “Imprudente
significa que o jogador mostra desatenção ou desconsideração na disputa com um adversário, ou atua sem precaução.
·         Não será necessária punição disciplinar se a falta for considerada imprudente.

®   “Temerária
 significa que o jogador age sem levar em consideração o risco ou as conseqüências para seu adversário.
·         Um jogador que atua de maneira temerária deverá ser advertido.

®  “Com uso de força excessiva
     significa que o jogador excedeu na força empregada, correndo o risco de lesionar seu adversário.
·         Um jogador que faz uso de força excessiva deverá ser expulso.

Dar um tranco em um adversário
    O ato de dar um tranco em um adversário representa uma disputa por espaço, usando o contato físico, mas sem usar braços ou cotovelos, e com a bola a uma distância de jogo.
   É uma infração dar um tranco em um adversário
·         de maneira imprudente
·         de maneira temerária
·         com uso de força excessiva

Segurar um adversário
    O fato de segurar um adversário também inclui o ato de estender os braços para evitar que o adversário avance ou drible o infrator, utilizando as mãos, os braços ou o corpo.

Recorda-se aos árbitros que deverão atuar preventivamente e com firmeza em relação à infração de segurar um adversário, especialmente dentro da área penal, nos tiros de canto e tiros livres.
  Para lidar com essas situações, o árbitro deverá,
·         alertar qualquer jogador que segure um adversário antes da bola ser colocada em jogo
·         advertir o jogador caso continue a segurar o adversário antes da bola ser colocada em jogo
·         conceder um tiro livre direto ou tiro penal e advertir o jogador se a infração ocorrer com a bola em jogo

  Se um defensor começar a segurar um atacante fora da área penal e continuar segurando dentro desta área, o árbitro deverá conceder um tiro penal.
Medidas disciplinares
·         Deverá ser advertido por conduta antidesportiva o jogador que segurar um adversário para impedi-lo de obter a posse da bola ou de se colocar em uma posição vantajosa.
·         Deverá ser expulso o jogador que evitar uma oportunidade clara de gol ao segurar um adversário.
·         Não deverá ser tomada nenhuma medida disciplinar adicional em outras situações de segurar o adversário.
                                                                 
Reinício do jogo
·         Tiro livre direto do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 - Posição em tiros livres) ou tiro penal se a falta ocorrer dentro da área penal.

Tocar a bola com a mão
    Tocar a bola com a mão implica na ação deliberada de um jogador fazer contato com a bola com as mãos ou o braço. O árbitro deverá considerar as seguintes circunstâncias:
·         o movimento da mão em direção à bola (e não da bola em direção à mão).
·         a distância entre o adversário e a bola (bola que chega de forma inesperada).
·         a posição da mão não pressupõe necessariamente uma infração
·         tocar a bola com um objeto segurado com a mão (roupa, caneleira etc.) constitui uma infração.
·         atingir a bola com o arremesso de um objeto (chuteira, caneleira etc.) constitui uma infração.

Medidas disciplinares
  Há circunstâncias em que se requer uma advertência por conduta antidesportiva, quando um jogador, por exemplo:
·         toca deliberada e acintosamente a bola com a mão para impedir que um adversário a receba.
·         tenta marcar um gol tocando deliberadamente a bola com a mão.

   No entanto, será expulso um jogador que impedir um gol ou uma oportunidade clara de gol ao tocar deliberadamente a bola com a mão. Essa punição não se deve à ação de o jogador tocar intencionalmente a bola com a mão, mas à intervenção desleal e inaceitável de impedir a marcação de um gol.

Reinício do jogo
·         Tiro livre direto do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 - Posição em tiros livres) ou tiro penal.

  Fora de sua própria área penal, o goleiro está sujeito às mesmas restrições de qualquer outro jogador ao tocar a bola com as mãos.
  Dentro de sua própria área penal, o goleiro não será punido por essa infração, punível com um tiro livre direto, nem por qualquer conduta antidesportiva relacionada a colocar a mão na bola. Ele poderá, todavia, ser culpado por várias infrações puníveis com tiros livres indiretos.

Infrações cometidas pelos goleiros
  O goleiro não deverá manter a posse da bola em suas mãos por mais de seis segundos.    O goleiro estará de posse da bola:
·         enquanto a bola estiver em suas mãos ou entre sua mão e qualquer superfície (por exemplo: o solo, seu próprio corpo)
·         enquanto segurar a bola em sua mão aberta estendida
·         enquanto bater a bola no solo ou lançá-la ao ar

  Quando o goleiro controlar a bola com suas mãos, nenhum adversário poderá disputá-la com ele.
  O goleiro não poderá tocar a bola com suas mãos dentro de sua própria área penal nas seguintes circunstâncias:
·         se ele voltar a tocar a bola com as mãos depois de tê-la colocado em jogo e antes de ter sido tocada por outro jogador.
- considera-se que o goleiro controla a bola quando a toca com qualquer parte de suas mãos ou braços, exceto se a bola for rebatida acidentalmente pelo goleiro, por exemplo, depois de ele ter feito uma defesa
- a posse da bola inclui o ato de o goleiro amortecer deliberadamente a bola
·         se ele tocar a bola com a mão depois de um companheiro ter-lhe intencionalmente chutado a bola.
·         se ele tocar a bola com suas mãos depois de tê-la recebido diretamente de um arremesso lateral executado por um companheiro.

Reinício de jogo
·         Tiro livre indireto do lugar onde ocorreu a infração (ver Regra 13 - Posição em tiros livres)

Infrações contra o goleiro
·         O ato de impedir que o goleiro solte a bola com as mãos constitui uma infração.
·         Deverá ser punido um jogador por jogar de maneira perigosa se ele chutar ou tentar chutar a bola quando o goleiro está tentando soltá-la.
·         O ato de restringir o raio de ação do goleiro ao impedir seus movimentos, por exemplo, em um tiro de canto, constitui uma infração. 
                             
Jogar de maneira perigosa
  Jogar de maneira perigosa consiste na ação de um jogador que, ao tentar disputar a bola, coloque em risco alguém (inclusive a si mesmo).
  Essa ação é cometida contra um adversário próximo e impede que esse dispute a bola por medo de lesionar-se.
  São permitidas jogadas de “bicicleta” ou “tesouras”, desde que, na opinião do árbitro, não constituam nenhum perigo para o adversário.
  Jogar de maneira perigosa não envolve contato físico entre os jogadores.
  Se houver contato físico, a ação passa a ser uma infração punível com um tiro livre direto ou tiro penal. No caso de contato físico, o árbitro deverá considerar atentamente a alta probabilidade de que tenha sido cometida uma conduta antidesportiva.


Medidas disciplinares
·         Se um jogador jogar de uma maneira perigosa em uma disputa “normal”, o árbitro não tomará nenhuma medida disciplinar. Se a ação for feita com um risco claro de lesão, o árbitro advertirá o jogador.
·         Se um jogador acabar com uma oportunidade clara de gol jogando de maneira perigosa, o árbitro deverá expulsá-lo.

Reinício do jogo
·         Tiro livre indireto do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 - Posição em tiros livres)
Se houver contato, foi cometida uma infração diferente, punível com um tiro livre direto ou tiro penal.

Impedir o avanço de um adversário
    Impedir o avanço de um adversário significa colocar-se no caminho do adversário para obstruir, bloquear, diminuir ou forçar uma mudança de direção por parte de um adversário, quando a bola não está à distância de jogo de nenhum dos jogadores envolvidos.

  Todos os jogadores têm o direito de ocupar uma posição no campo de jogo; o ato de estar no caminho de um adversário não é o mesmo que se colocar no caminho de um adversário.

  É permitido proteger a bola. Um jogador que se coloca entre um adversário e a bola por razões táticas não comete uma infração, desde que a bola seja mantida a uma distância de jogo e o jogador não segure o adversário com os braços ou o corpo.
Se a bola estiver a uma distância de jogo, o jogador pode ser trancado legalmente por um adversário.

Retardar o reinício do jogo para aplicar um cartão
    Quando o árbitro tiver decidido aplicar um cartão, seja para advertir ou para expulsar um jogador, o jogo não deverá ser reiniciado até que o cartão tenha sido aplicado.

Advertências por conduta antidesportiva
    Há diferentes circunstâncias em que um jogador será advertido por conduta antidesportiva, por exemplo:
·         cometer de maneira temerária uma das sete faltas puníveis com um tiro livre direto
·         cometer uma falta tática para impedir um ataque promissor
·         segurar um adversário pelo motivo tático de afastá-lo da bola ou impedi-lo de obter a posse da mesma
·         tocar a bola com a mão para impedir que um adversário tenha posse da mesma ou desenvolva um ataque (exceto o goleiro dentro de sua própria área penal
·         tocar a bola com a mão para tentar marcar um gol (não é necessário que consiga)
·         tentar enganar o árbitro simulando uma lesão ou fingindo ter sofrido uma falta (simulação)
·         trocar de posição com o goleiro durante o jogo sem a permissão do árbitro
·         atuar de maneira a mostrar desrespeito ao jogo
·         jogar a bola quando está saindo do campo de jogo depois de ter recebido permissão para deixá-lo
·         distrair verbalmente um adversário durante o jogo ou em seu reinício                     
·         fazer marcas não autorizadas no campo de jogo
·         empregar um truque deliberado com a bola em jogo para passar a bola a seu goleiro com a cabeça, o peito, o joelho etc., a fim de burlar a Regra, independentemente de o goleiro tocar ou não a bola com suas mãos; a infração é cometida pelo jogador que tenta burlar tanto a letra quanto o espírito da Regra 12. O jogo será reiniciado com um tiro livre indireto.
·         Empregar um truque deliberado ao executar um tiro livre para passar a bola a seu goleiro a fim de burlar a Regra (depois de o jogador ser advertido, deverá ser repetido o tiro livre).

Comemoração de um gol
    Ainda que seja permitido que um jogador expresse sua alegria quando marca um gol, a comemoração não deverá ser excessiva.
  São permitidas comemorações razoáveis. No entanto, não deverá ser incentivada a prática de comemorações coreografadas, quando essas resultam em perda excessiva de tempo. Neste caso, os árbitros deverão intervir.       
  
Deverá ser advertido um jogador se:
·         na opinião do árbitro, fizer gestos ofensivos, debochados ou provocadores
·         subir nos alambrados em volta do campo para comemorar um gol
·         tirar a camisa por cima de sua cabeça ou cobri-la com a camisa
·         cobrir a cabeça ou o rosto com uma máscara ou artigos semelhantes.                                        
  Apenas sair do campo para comemorar um gol não é uma infração punível com cartão amarelo, porém é essencial que os jogadores retornem ao campo de jogo o mais rápido possível.
Espera-se que os árbitros atuem de maneira preventiva e utilizem o bom senso ao lidarem com as comemorações de gol.

Protestar com palavras ou ações
    Um jogador culpado de protestar (verbalmente ou não) contra a decisão do árbitro deverá ser advertido.
  O capitão de uma equipe não goza de uma categoria especial ou privilégios nas Regras do Jogo, mas ele tem certo grau de responsabilidade no que diz respeito à conduta de sua equipe.

Retardar o reinício de jogo
    Os árbitros advertirão jogadores que retardarem o reinício de jogo por meio de táticas como:
·         executar um tiro livre do lugar errado com a única intenção de forçar o árbitro a ordenar sua repetição
·         simular a intenção de executar um arremesso lateral, mas, de repente, deixar a bola para um companheiro executá-lo
·         chutar a bola para longe ou carregá-la com as mãos depois de o árbitro ter paralisado o jogo
·         retardar excessivamente a execução de um arremesso lateral ou tiro livre
·         retardar a saída do campo de jogo durante uma substituição
·         provocar um confronto ao tocar deliberadamente a bola depois de o árbitro ter paralisado o jogo.

Infrações persistentes
     Os árbitros deverão estar sempre atentos a jogadores que  infringirem persistentemente as Regras do Jogo. Deverão considerar, sobretudo, que, mesmo quando um jogador cometer um número de diferentes infrações, deverá ser advertido por infringir persistentemente as Regras.

  Não há um número específico de infração que constitua “persistência” ou a existência de um padrão de comportamento; isso é inteiramente uma avaliação do árbitro, que deverá ser feita no contexto da efetiva administração eficaz da partida.

Jogo brusco grave
  Um jogador será culpado de jogo brusco grave se empregar força excessiva ou brutalidade contra seu adversário no momento de disputar a bola em jogo.

  Uma entrada (“carrinho”) que puser em risco a integridade física de um adversário deverá ser punida como jogo brusco grave.

  Todo jogador que se atire contra um adversário na disputa da bola,  frontalmente, lateralmente ou por trás, utilizando um ou ambos os pés, com uso de uma força excessiva e colocando em risco a integridade física do adversário, será culpado de jogo brusco grave.

        Em situações de jogo brusco grave, não será aplicada a vantagem, a menos que haja uma oportunidade clara de marcar um gol. Nesse caso, o árbitro deverá expulsar o jogador culpado de jogo brusco grave assim que a bola estiver fora de jogo.
       Será expulso o jogador culpado de jogo brusco grave e o jogo será reiniciado com um tiro livre direto do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 - Posição em tiros livres) ou um tiro penal (se a infração ocorreu dentro da área penal do infrator)

Conduta Violenta
     Um jogador será culpado de conduta violenta se empregar força excessiva ou brutalidade contra um adversário com a bola fora de disputa.

Será, também, culpado de conduta violenta se empregar força excessiva ou brutalidade contra um companheiro, espectador, árbitros da partida ou qualquer outra pessoa.

     A conduta violenta pode ocorrer dentro ou fora do campo de jogo, com a bola em jogo ou fora de jogo.

     Em situações de conduta violenta, não será aplicada a vantagem, a menos que haja uma oportunidade clara de marcar um gol. Nesse caso, o árbitro deverá expulsar o jogador culpado de conduta violenta assim que a bola estiver fora de jogo.

  Recorda-se aos árbitros que conduta violenta, normalmente, leva ao confronto coletivo entre jogadores e, portanto, os árbitros deverão impedir essa situação com uma intervenção ativa.

Um jogador, um substituto ou um jogador substituído culpado de conduta violenta deverá ser expulso.
   
Reinício do jogo:
·         Se a bola estiver fora de jogo, o jogo será reiniciado de acordo com a decisão anterior, relativa à conduta violenta.
·         Se a bola estiver em jogo e a infração ocorrer fora do campo de jogo
- se o jogador estiver fora do campo de jogo e cometer a infração, o jogo será reiniciado com bola ao chão do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.
- se o jogador sair do campo de jogo para cometer a infração, o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)
·         Se a bola estiver em jogo e um jogador cometer uma infração dentro do campo de jogo:
- contra um adversário, o jogo será reiniciado com um tiro livre direto do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres) ou com um tiro penal (se a infração ocorrer na área penal do infrator)

- contra um companheiro, o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)
- contra um substituto ou um jogador substituído, o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)
- contra o árbitro ou um árbitro assistente, o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)
- contra qualquer outra pessoa, o jogo será reiniciado com bola ao chão do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.

Infrações relacionadas ao lançamento de objetos (ou da bola)
    Se a bola estiver em jogo e um jogador, um substituto ou um jogador substituído arremessar um objeto contra um adversário ou qualquer outra pessoa de maneira temerária, o árbitro deverá paralisar o jogo e advertir o jogador, o substituto ou o jogador substituído.
  Se a bola estiver em jogo e um jogador, um substituto ou um jogador substituído arremessar um objeto contra um adversário ou qualquer outra pessoa com o uso de força excessiva, o árbitro deverá paralisar o jogo e expulsar o jogador, o substituto ou o jogador substituído por conduta violenta.

Reinício do jogo
·         Se um jogador situado dentro de sua própria área penal arremessar um objeto contra um adversário situado fora da área penal, o árbitro reiniciará o jogo com um tiro livre direto para a equipe adversária no local onde o objeto atingiu ou teria atingido o adversário.
·         Se um jogador situado fora de sua própria área penal arremessar um objeto contra um adversário situado dentro da área penal do infrator, o árbitro reiniciará o jogo com um tiro penal.
·         Se um jogador situado dentro do campo de jogo arremessar um objeto contra qualquer pessoa situada fora do campo de jogo, o árbitro reiniciará o jogo com um tiro livre indireto no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado (ver Regra 13 - Posição em tiros livres).
·         Se um jogador situado fora do campo de jogo arremessar um objeto
·         contra um adversário situado dentro do campo de jogo, o árbitro reiniciará o jogo com um tiro livre direto para a equipe adversária no local onde o objeto atingiu ou teria atingido o adversário, ou com um tiro penal se a infração ocorrer na área penal da própria equipe do infrator.
·         Se um substituto ou um jogador substituído situado fora do campo de jogo arremessar um objeto contra um adversário situado dentro do campo de jogo, o árbitro reiniciará o jogo com um tiro livre indireto para a equipe adversária no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado (ver Regra 13 - Posição em tiros livres).

Acabar ou impedir uma oportunidade clara de gol
  Há duas infrações puníveis com expulsão que se relacionam ao ato de acabar ou impedir uma oportunidade clara de gol do adversário. Não é necessário que a infração ocorra dentro da área penal.

  Se o árbitro aplicar a vantagem durante uma oportunidade clara de marcar um gol e o gol for marcado diretamente, apesar de o adversário tocar a bola com a mão ou cometer uma falta, o jogador infrator não será expulso, mas poderá ser advertido.

Os árbitros considerarão as seguintes circunstâncias na hora de decidir expulsar um jogador por acabar ou impedir uma oportunidade clara de gol:
·         a distância entre a infração e a meta
·         a probabilidade de manter ou controlar a bola
·         a direção do jogo
·         a posição e o número de jogadores defensores
·         a infração que impede um adversário de marcar um gol ou acaba com uma oportunidade clara de gol pode ser uma falta punível com tiro livre direto ou indireto.




REGRA 13 TIROS LIVRES

Os tiros livres são diretos ou indiretos.

Tiro livre direto
®  A bola entra na meta
·         se um tiro livre direto for chutado diretamente na meta adversária, será concedido um gol
·         se um tiro livre direto for chutado diretamente na própria meta, será concedido um tiro de canto para a equipe adversária.

Tiro livre indireto
®  Sinal


 O árbitro indicará um tiro livre indireto levantando o braço acima da sua cabeça. Manterá seu braço nessa posição até que o tiro tenha sido executado e a bola tenha tocado em outro jogador ou saia de jogo.

®  A bola entra na meta
  Um gol poderá ser marcado somente se a bola tocar em outro jogador antes de entrar na meta.
·         se um tiro livre indireto for chutado diretamente na meta adversária, será concedido um tiro de meta
·         se um tiro livre indireto for chutado diretamente na própria meta, será concedido um tiro de canto para a equipe adversária.

Procedimento
  Tanto para os tiros livres diretos como para os indiretos, a bola deverá estar imóvel quando o tiro for executado e o executor não poderá tocar na bola pela segunda vez, antes que essa tenha tocado em outro jogador.

Posição em tiros livres
v  Tiro livre dentro da área penal
Tiro livre direto ou indireto para a equipe defensora:
·         todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15m da bola;
·         todos os adversários deverão permanecer fora da área penal até que a bola entre em jogo;
·         a bola estará em jogo assim que for chutada diretamente para fora da área penal;
·         um tiro livre concedido na área de meta poderá ser executado de qualquer ponto dessa área

Tiro livre indireto para a equipe atacante:
·         todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15m da bola até que essa entre em jogo, a menos que se encontrem sobre sua própria linha de meta entre os postes de meta;
·         a bola estará em jogo assim que for chutada e se movimentar;
·         um tiro livre indireto concedido na área de meta será executado na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde ocorreu a infração.

v  Tiro livre fora da área penal:
·         todos os adversários deverão encontrar-se no mínimo a 9,15m da bola até que essa entre em jogo;
·         a bola estará em jogo no momento em que for chutada e se movimentar;
·         o tiro livre será executado do local onde ocorreu a infração ou do local onde se encontrava a bola quando ela ocorreu (conforme a natureza da infração.

Infrações e Punições
  Se, ao executar um tiro livre, um adversário se encontrar mais próximo da bola do que a distância regulamentar:
·         será repetido o tiro

Se a equipe defensora executar um tiro livre dentro de sua própria área penal, sem que a bola saia da área penal:
·         será repetido o tiro

v  Tiro livre executado por um jogador, exceto o goleiro
Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la pela segunda vez (exceto com suas mãos), antes que essa tenha tocado em outro jogador:
·         será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária, que será executado do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres);

Se a bola estiver em jogo e o executor do tiro tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que essa tenha tocado em outro jogador:
·         será concedido um tiro livre direto para a equipe adversária, que será executado do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres);
·         será concedido um tiro penal se a infração ocorrer dentro da área penal do executor.

v  Tiro livre executado pelo goleiro
  Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la pela segunda vez (exceto com suas mãos), antes que essa tenha tocado em outro jogador:
·         será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária, que será executado do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)

Se a bola estiver em jogo e o goleiro tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que essa tenha tocado em outro jogador:
·         se a infração ocorrer fora da área penal do goleiro, será concedido um tiro livre direto para a equipe adversária, que será executado do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres);
·         se a infração ocorrer dentro da área penal do goleiro, será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária, que será executado do local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres).


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Procedimento
      A bola estará em jogo no momento em que for chutada e se mover.
      Poderá ser executado um tiro livre levantando a bola com um pé ou ambos os pés simultaneamente.
  O ato de utilizar fintas ao executar um tiro livre para confundir os adversários faz parte do futebol e está permitido. Todavia, o árbitro deverá advertir o jogador se considerar que tal finta representa uma conduta antidesportiva.
  Se, na execução correta de um tiro livre, o executor chuta intencionalmente a bola contra um adversário, de maneira não considerada imprudente, temerária ou com uso de força excessiva, com a intenção de poder tocá-la novamente, o árbitro deverá permitir que o jogo continue.
  Deverá ser repetido um tiro livre indireto, se o árbitro deixar de levantar seu braço para indicar que o tiro é indireto e a bola for chutada diretamente no gol. O tiro livre indireto inicial não será invalidado por um erro do árbitro.

Distância
    Se um jogador decidir executar um tiro livre rapidamente e um adversário que está a menos de 9,15m de distância interceptar a bola, o árbitro deverá permitir que o jogo continue.
  Se um jogador decidir executar um tiro livre rapidamente e um adversário que está próximo à bola o atrapalha deliberadamente na execução, o árbitro deverá advertir o jogador por retardar o reinício de jogo.
  Se a equipe defensora executar um tiro livre dentro de sua própria área penal e um ou mais adversários ainda estiverem dentro dessa área porque o defensor decidiu executar o tiro rapidamente e os adversários não tiveram tempo de deixar a área penal, o árbitro deverá permitir que o jogo continue.