REGRAS 07, 08, 09 e 10.

REGRA 7 A DURAÇÃO DA PARTIDA



Tempos de jogo                                                  
   A partida terá duração de dois tempos  Iguais  de 45 minutos cada um, a menos
que,  por acordo mútuo entre o árbitro e  as  duas equipes participantes, se decida
outra coisa. Todo acordo de alterar os tempos de jogo (por exemplo, reduzir cada
tempo para 40 minutos devido à iluminação insuficiente) deverá ser feito antes do início da partida e em conformidade com o regulamento da competição.

Intervalo do meio-tempo
  Os jogadores têm direito a um intervalo no meio-tempo.
  O intervalo no meio-tempo não deverá exceder 15 minutos.
  O regulamento da competição deverá estipular claramente a duração do descanso no meio-tempo.
  A duração do intervalo no meio-tempo somente pode ser alterada com o consentimento do árbitro.

Recuperação de tempo perdido
  Cada tempo de jogo deverá ser acrescido para recuperar todo o tempo perdido com:
·         substituições
·         avaliação da lesão de jogadores
·         transporte dos jogadores lesionados para fora do campo de jogo para atendimento
·         perda de tempo
·         qualquer outro motivo
  A duração do tempo perdido ficará a critério do árbitro.

Tiro penal
  Quando um tiro penal tiver de ser executado ou repetido, o tempo de jogo será prorrogado até que o tiro penal tenha sido executado.

Partida suspensa
  Uma partida suspensa será jogada novamente, a menos que o regulamento da competição estipule outro procedimento.

  
INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

Recuperação do tempo perdido
     Muitas paralisações no jogo são completamente normais (por exemplo: arremessos laterais, tiros de meta). Deverá ser recuperado o tempo perdido somente quando essas paralisações são excessivas.
  O quarto árbitro indicará o tempo mínimo a ser acrescido, decidido pelo árbitro, ao final do último minuto de cada tempo de jogo.
  O anúncio do acréscimo não indica o tempo exato que resta na partida.
  O tempo poderá ser acrescido se o árbitro considera apropriado, mas nunca reduzido.
  O árbitro não deverá compensar um erro de cronometragem durante o primeiro tempo acrescendo ou reduzindo a duração do segundo tempo.




REGRA 8 O INÍCIO E O REINÍCIO DE JOGO


Introdução
  Uma moeda será lançada e a equipe que ganhar o sorteio decidirá a direção para a qual atacará no primeiro tempo da partida.
  A outra equipe efetuará o tiro de saída para iniciar a partida.
  A equipe que ganhar o sorteio executará o tiro de saída para iniciar o segundo tempo da partida.
  No segundo tempo da partida, as equipes trocarão de lado de campo e atacarão na direção oposta.

Tiro de saída
   O tiro de saída é uma forma de iniciar ou reiniciar o jogo:
·         no começo da partida
·         depois de um gol ter sido marcado
·         no começo do segundo tempo da partida
·         no começo de cada tempo da prorrogação, quando for o caso
  Um gol poderá ser marcado diretamente de um tiro de saída.

Procedimento
·         todos os jogadores deverão encontrar-se em seu próprio campo
·         os adversários da equipe que efetuará o tiro de saída deverão encontrar-se a, no mínimo, 9,15m da bola, até que essa esteja em jogo
·         a bola estará imóvel no ponto central
·         o árbitro dará o sinal
·         a bola estará em jogo no momento em que for chutada e se mover para frente
·         o executor do tiro não deverá tocar na bola pela segunda vez antes de essa ter tocado em outro jogador
  Depois de uma equipe marcar um gol, a equipe adversária efetuará o tiro de saída.

Infrações e Punições
    Se o executor do tiro de saída tocar na bola pela segunda vez antes de essa ter tocado em outro jogador:
·         será concedido tiro livre indireto para a equipe adversária, que será executado no local onde ocorreu a infração (ver Regra 13 – Posição em tiros livres)
Por qualquer outra infração ao procedimento do tiro de saída:
·         será repetido o tiro de saída.

Bola ao chão
  Se a bola estiver em jogo e o árbitro paralisá-lo por qualquer motivo não indicado nas Regras do Jogo, a partida será reiniciada com bola ao chão.

Procedimento
    O árbitro deixará cair a bola no local onde a mesma se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.
  O jogo será considerado reiniciado quando a bola tocar no solo.

Infrações e Punições
   O procedimento de bola ao chão será repetido:
·         se a bola for tocada por um jogador antes de tocar no solo
·         se a bola sair do campo de jogo depois de tocar no solo, sem ter sido tocada por um jogador


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS
Bola ao Chão
  Qualquer jogador poderá disputar bola ao chão (inclusive o goleiro). Não há um número mínimo ou máximo de jogadores que possam disputar bola ao chão. O árbitro não poderá decidir que jogadores poderão participar ou não da disputa de bola ao chão.



REGRA 9 A BOLA EM JOGO OU FORA DE JOGO


Bola fora de jogo
    A bola estará fora de jogo quando:
·         tiver ultrapassado totalmente a linha lateral ou de meta, seja por terra ou pelo ar
·         o jogo tiver sido paralisado pelo árbitro

®  Bola em jogo
  A bola estará em jogo em qualquer outro momento, inclusive quando:
·         rebater nos postes de meta, travessão ou poste de bandeirinha de canto e permanecer no campo de jogo
·         rebater no árbitro ou em um árbitro assistente localizado dentro do campo de jogo     


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

®  A bola que está em jogo toca em uma pessoa que não é um jogador
  Se a bola estiver em jogo e tocar no árbitro ou em um árbitro assistente que está temporariamente dentro do campo de jogo, ele continuará, uma vez que o árbitro e os árbitros assistentes fazem parte da partida.



REGRA 10 O GOL MARCADO


Gol marcado
    Um gol terá sido marcado quando a bola tiver ultrapassado totalmente a linha de meta, entre os postes de meta e por baixo do travessão, desde que a equipe que marcou o gol não tenha cometido previamente nenhuma infração às Regras do Jogo.

Equipe vencedora
    A equipe que fizer o maior número de gols durante uma partida será a vencedora. Se ambas as equipes marcarem o mesmo número de gols ou não marcarem nenhum, a partida terminará empatada.

Regulamento da competição
    Se o regulamento da competição estabelecer que deverá haver uma equipe vencedora depois de uma partida ou de um jogo eliminatório que termina em empate, serão permitidos somente os seguintes procedimentos aprovados pelo International F.A. Board:
·         Regra de gols marcados fora de casa
·         Prorrogação
·         Tiros do ponto penal


INTERPRETAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO
E DIRETRIZES PARA ÁRBITROS

®  Gol não marcado
  Se um árbitro assinalar um gol antes de a bola ter ultrapassado totalmente a linha de meta e imediatamente perceber seu erro, o jogo será reiniciado com bola ao chão no local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado, a menos que o jogo tenha sido paralisado com a bola dentro da área de meta; nesse caso, o árbitro deixará cair a bola ao chão na linha da área de meta paralela à linha de meta, no ponto mais próximo do local onde a bola se encontrava quando o jogo foi paralisado.